quinta-feira, 17 de dezembro de 2009


RONALDO CARDOSO BATISTA
Graduado em Educação Física
Pós-Graduado em Ciência do Movimento
Atividade Física na Educação e na Saúde

ATIVIDADE FÍSICA NA PREVENÇÃO AO COMBATE AS DROGAS

O QUE É DROGA?

“É qualquer substância, química
ou a mistura delas.
Ou seja, qualquer substância, natural ou sintética, que tem a capacidade de alterar as funções fisiológicas ou de comportamento da pessoa, é considerada como DROGA. (OMS)

QUAIS OS TIPOS DE DROGAS?



NATURAIS
        
Certas plantas contêm drogas psicopáticas, sendo esta matéria-prima usada diretamente como droga ou extraída e purificada. Temos como exemplo os cogumelos e a trombeteira, consumidos sob a forma de chá.

SEMI-SINTÉTICAS
 
São resultados de reações químicas realizadas em laboratórios nas drogas naturais. É o caso da cocaína, da maconha, do tabaco, do álcool. Algumas delas são produzidas em escala industrial, como as bebidas alcoólicas e o cigarro.


SINTÉTICAS
      
São produzidas, unicamente, por manipulações químicas em laboratório e não dependem, para sua confecção, de substâncias vegetais ou animais como matéria-prima. Temos como exemplos o LSD (Ácido Lisérgico) e o Ecstasy. Na categoria de drogas sintéticas incluem-se também os calmantes e os barbitúricos ou remédios para dormir, fabricados pela indústria farmacêutica com finalidade médica.

Quanto há sua legalidade?

LÍCITAS

    Não é crime produzir, usar e nem comercializar. O álcool, o tabaco e a cafeína são as drogas mais consumidas e de uso praticamente universal.

ILÍCITAS

São aquelas cuja produção, a comercialização e o uso são considerados crimes, sendo proibidos por leis específicas. As drogas ilícitas mais consumidas na sociedade brasileira são a Maconha, Cocaína, LSD e o Crack.

QUANTO A SUA AÇÃO NO ORGANISMO?

DEPRESSORAS

Promovem uma redução das atividades cerebrais e uma diminuição de suas ações e das funções orgânicas de um modo geral que deixam as pessoas mais relaxadas. (exemplos: álcool, tranqüilizantes).



ESTIMULANTES

Aumentam a velocidade do processo de ações cerebrais e fazem com que as pessoas se sintam mais alertas, com mais energia, apresentando mais agitação. Há uma aceleração das atividades corporais. (principais exemplos: cocaína, nicotina e cafeína).

ALUCINÓGENAS

Alteram a percepção e o senso de tempo e espaço (principais exemplos: Maconha, Cocaína, LSD, Crack).



 ATIVIDADE FÍSICA NA PREVENÇÃO
AO COMBATE AS DROGAS

POR QUE PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA?

  • Reduz a tensão e ansiedade;
  • Ajuda a controlar o peso;
  • Ajuda a combater a osteoporose, ou seja, a fraqueza dos ossos provocada por perda excessiva da massa óssea;
  • Ajuda no controle da hipertensão;
  • Ajuda a combater os problemas do coração;
  • Ajuda no controle do diabetes. 


ESTIMULA O HORMÔNIO DA ADRENALINA
DA ENDORFINA E DA CREATINA

ADRENALINA

É um hormônio liberado pelas glândulas que ficam sobre os rins (glândulas suprarrenais). A presença no organismo se dá através de um sinal liberado em resposta ao grande estresse físico ou mental, situações de forte emoção como, por exemplo: descida em montanha russa, salto de paraquedas, esportes radicais em geral.
Atua como um neurotransmissor que tem efeito sobre o sistema nervoso simpático, preparando o organismo para um grande esforço físico. Os sintomas característicos da liberação de adrenalina são: suor, vasoconstrição, aumento dos batimentos cardíacos, dilatação das pupilas e brônquios (aumenta a visão e deixa a respiração ofegante), eleva o nível de açúcar no sangue, entre outros.
O aumento dos batimentos cardíacos faz com que o sangue seja bobeado mais rapidamente, esse efeito só ocorre por que os vasos se contraem ficando mais finos (vasoconstrição), acelerando a circulação sanguínea. O problema é que, se alguma artéria que leva sangue ao coração estiver um pouco entupida, o estreitamento agravará o quadro: o sangue não circula e então ocorre a morte de um conjunto de células por falta de oxigênio, mais conhecido como infarto.

ENDORFINA

Você já ouviu falar que exercício vicia?Algumas pessoas realmente são viciadas em atividade física. Esta dependência causada pelo exercício é atribuída às concentrações elevadas de endorfina produzidas por determinados exercícios.
É uma substância natural produzida pelo cérebro durante e depois de uma atividade física que regula a emoção e a percepção da dor, ajudando a relaxar e gerando bem estar e prazer. A endorfina é considerada um analgésico natural, reduzindo o estresse e a ansiedade, aliviando as tensões e sendo até recomendado no tratamento de depressões leves.
Há pessoas que não gostam tanto do exercício, mas, sim da sensação de bem estar de tê-los feito. Assim sendo, a liberação de endorfina que gera a sensação de bem estar, provoca esse estado de plenitude que experimenta o praticante regular de atividade física.
Mas esta liberação de endorfina depende das características da atividade física que estamos praticando. Entretanto, como se trata de um mecanismo provocado pela adaptação do corpo ao exercício, ela vai sendo liberada gradualmente desde o início da atividade.
Algumas pesquisas afirmam que os efeitos da endorfina são sentidos até uma ou duas horas após a sua liberação. Outros estudos observaram aumento das dosagens desse hormônio até 72 horas após o exercício.
 A intensidade e a duração do exercício parecem ser responsáveis pela concentração de endorfina no sangue. Desta forma, se torna importante fazer uma avaliação física antes de iniciar os exercícios, para que você conheça o seu nível de condicionamento físico bem como limiares aeróbio e anaeróbio, e possa trabalhar de forma correta e segura.

CREATINA

Creatina é um composto produzido naturalmente pelo nosso organismo para fornecer a energia necessária aos nossos músculos. É produzida pelo fígado e em seguida é levada pelo sangue para as células dos músculos, onde é convertida em fosfato de creatina. Mais de 95% da creatina do corpo está armazenado dentro das células musculares.

Insista nos exercícios aeróbicos 5x a 6x por semana, na musculação 3x a 5x por semana, sinta esse bem estar.


QUAIS OS TIPOS DE ATIVIDADES FÍSICAS PODEM SER INDICADOS

  • HIDROGINÁSTICA;
  • NATAÇÃO;
  • CICLISMO;
  • CAMINHADA; CORRIDA;
  • GINÁSTICA AERÓBICA; DANÇA;
  • MUSCULAÇÃO; LUTAS;
  • ALONGAMENTOS;
  • (OUTROS)

DROGAS
ALTERAM AS FUNÇÕES FISIOLÓGICAS OU DE COMPORTAMENTO DE UM INDIVÍDUO


PROMOVE UMA REDUÇÃO DAS ATIVIDADES CEREBRAIS


FAZEM COM QUE AS PESSOAS SE SINTAM MAIS ALERTAS, COM MAIS ENERGIA, APRESENTANDO MAIS AGITAÇÃO


ALTERA A PERCEPÇÃO DE TEMPO E ESPAÇO


SENSAÇÃO DE EUFORIA


MANIA DE PERSEGUIÇÃO


ALTERAÇÃO DA SAÚDE E INTERNAÇÕES


ROUBO


ABANDONO


MORTE





EXERCÍCIOS

REDUZ A TENSÃO E A ANSIEDADE


AJUDA A CONTROLAR O PESO


AJUDA NO CONTROLE DA HIPERTENSÃO


AJUDA A COMBATER OS PROBLEMAS DO CORAÇÃO


AJUDA NO CONTROLE DO DIABETES


ESTIMULA A ADRENALINA A CREATINA E A ENDORFINA


SENSAÇÃO DE PRAZER


MANUTENÇÃO DA SAÚDE


AUTO-ESTIMA


SOCIABILIDADE


VIDA SAUDÁVEL













 











PSICOLOGIA DO ESPORTE - MOTIVAÇÃO - Prof. (Nado)

PSICOLOGIA DO ESPORTE

Élida Saraiva de Oliveira

Michele Rosner

Ronaldo Cardoso Batista

Motivação

O que é motivação?

     Motivação poderia ser simplesmente como a direção e a intensidade de nossos esforços. (SAGE, 1977).

     Direção de esforço: refere-se a um individuo procurar, aproximar-se ou ser atraído a certas situações.


     Intensidade de esforço: refere-se a quanto esforço uma pessoa coloca em uma determinada situação.

     “A melhor maneira de entender motivação é considerar tanto a pessoa como a situação e o modo como elas interagem”.

Cinco Diretrizes Para Desenvolver a Motivação.
  • Tanto as situações como os traços motivam as pessoas.
  • As pessoas tem vários motivos para envolverem-se.
  • Mudar o ambiente para aumentar a motivação.
  • Os lideres influenciam a motivação.
  • Usar mudanças de comportamentos para alterar motivos indesejáveis do participante.

     Como líder reconheça que você é fundamental ao ambiente motivacional e que você influencia a motivação direta ou indiretamente.

     Três visões de motivação: incluem a visão centrada no traço, a visão centrada na situação e a visão interacional. Entre esses modelos de motivação, a visão interacional, indivíduo situação, é mais útil para orientar a prática profissional.

     Motivação para a realização refere-se aos esforços de uma pessoa de dominar uma tarefa, sublimar seus limites, superar obstáculos, desempenhar melhor que os outros e ter orgulho em escrever seu talento.

     Motivação para competitividade é uma disposição de luta por satisfação ao fazer comparações com algum padrão de superioridade na presença de avaliadores.

     “A teoria da atribuição focaliza-se em como os indivíduos explicam seus sucessos e fracassos.”

     A maneira como a pessoa explica ou atribui seu empenho afeta suas expectativas e reações emocionais, que, por sua vez, influenciam a futura motivação para realização.

     “Ensinar crianças em situações de sala de aula a substituírem atribuições de falta de capacidade por atribuições por falta de esforço, ajuda a aliviar diminuições de desempenho após fracasso.”

Mensagem: Deficiência

Deficiente

É aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono de seu destino;


Louco

É quem não procura ser feliz com o que possui;

Cego

É aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria. E só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores;

Surdo

É aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou um apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir os seus tostões no fim do mês;

Mudo

É aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia;

Paralítico

É quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda;


Diabético

É quem não consegue ser doce;

Anão

É quem não consegue deixar o amor crescer, e finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois,

Miseráveis

São todos que não conseguem falar com Deus.


A amizade é um amor que nunca morre.
(Mário Quintana)

Obrigado Pela Atenção
Procuramos ter o Máximo de
Motivação