terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Orientação dos Exercícios Físicos na Gestação - Prof. (Nado)


ORIENTAÇÃO DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS NA GESTAÇÃO


Autor: Ronaldo Cardoso Batista
Professor Especialista em Educação Física
♥ Carol Pimenta
Enfermeira


ORIENTAÇÕES

     Vamos lembrar que o objetivo da atividade física durante a gravidez é o de manter a boa forma física e preparar a gestante para o parto.
     No exercício físico devemos considerar os seguintes pontos: a intensidade, duração, freqüência e modo de execução do exercício e desenvolvimento do programa da atividade física e suas finalidades.

     Faça exercícios leves, regularmente de três a cinco vezes por semana.
     Evite movimentos de balanço e faça sempre exercícios sobre uma superfície macia que não ofereça impacto ou choque, aos pés e articulações.
     Faça aquecimento pelo menos dez minutos antes de iniciar suas atividades.
     Evite fazer exercícios onde o quadril e pernas fiquem acima do nível do peito, evitando com isso que o fluxo do sangue seja conduzido muito bruscamente para a cabeça.
     Controle sua freqüência cardíaca durante o tempo todo, ela deve estar entre 50 e 70% da sua freqüência cardíaca máxima, para a sua segurança e de seu bebê.
     Ao levantar do chão, faça-o suavemente para evitar a hipotensão (queda brusca da tensão arterial).
     Mulheres sedentárias devem começar mais lentamente do que as mulheres acostumadas a se exercitarem.
     Qualquer sintoma anormal ou diferente, pare imediatamente a atividade física e procure seu obstetra

INDICAÇÕES SOMENTE PARA AS GRÁVIDAS

     O ritmo da batida do coração não deve exceder 140 batidas por minuto.
     Atividades físicas estressantes não devem exceder 15 minutos.
     Exercícios não devem ser executados na posição supina (de barriga para baixo) após o quarto mês de gestação.
     Exercícios que envolvam prender a respiração devem ser evitados.
     A ingestão de calorias deve ser adequada para encontrar, não somente a energia necessária para a gestação, mas também por causa da execução dos exercícios.
     A temperatura maternal não deve exceder 38 ºC .

CONTRA-INDICAÇÕES PARA EXERCÍCIOS DURANTE A GRAVIDEZ

     Antes de iniciar qualquer atividade física, a mulher deve ser examinada por um médico obstetra, para saber quais os exercícios que deve evitar e quais são as atividades contra-indicadas para o seu caso.
     Mulheres com contra-indicações absolutas não devem se exercitar.
     Todas as mulheres devem consultar o seu médico de confiança pessoal.
     O exercício físico pode ser benéfico para a gestante durante a gravidez e também para o feto, quando executado com segurança.

EXERCÍCIOS PARA GESTANTES

     Os exercícios para a mulher grávida podem ser iniciados desde o 1º trimestre gestacional, com exercícios respiratórios, relaxamento e orientação postural.
     A partir do 2º trimestre inicia-se então a ginástica propriamente dita, com exercícios de alongamento, fortalecimento, posturas tanto estática quanto a mudanças de decúbito, exercícios respiratórios que irão ajudá-las na preparação do parto.

EXERCÍCIOS DE BASE IMPORTANTES PARA GESTANTE

     Exercícios para o metabolismo: tem por finalidade de estimular a irrigação sangüínea e do metabolismo, efetuados com movimentos isotônicos e de grande amplitude (das mãos, antebraços, pés e das pernas), chamados exercícios de elasticidade.
     Exercícios de flexibilidade: para relaxar os músculos das costas, abdômen e do assoalho pélvico, praticados por pequenos movimentos de extensão, flexão e rotação do tronco, em várias posições.
     Exercícios para o abdômen e assoalho pélvico: para favorecer sua capacidade de contração e relaxamento (a alternância isométrica da tensão e do relaxamento) para que possa auxiliar durante os períodos de dilatação e expulsão.
     Natação e hidroginástica: os exercícios dentro d’água proporcionarão alongamento da  musculatura das pernas, assoalho pélvico e panturrilha.
     Exercícios respiratórios: assim como os exercícios de alongamento e fortalecimento são importantes, os exercícios respiratórios têm fundamental importância para a gestante, pois acalma durante o período de dilatação.
     O trabalho vigoroso dos músculos abdominais durante o período de expulsão requerem não somente condições psíquicas, mas igualmente físicas. Tipos de respiração: respiração torácica, respiração diafragmática, apnéia, hiperventilação — contra indicada.

CONTRIBUIÇÃO DO EXERCÍCIO PRÉ E PÓS-PARTO

  •         Melhora na circulação sangüínea;
  •         Ampliação do equilíbrio muscular;
  •         Redução do inchaço;
  •         Alivio nos desconfortos intestinais;
  •         Diminuição de câimbras nas pernas;
  •         Fortalecimento da musculatura abdominal, e
  •         Facilidade na recuperação pós-parto.

PERÍODO INDICADO PARA O INÍCIO DA ATIVDADE FÍSICA

  • 1º Trimestre 20 %
  • 2º Trimestre 60%
  • 3º Trimestre 20º

TIPOS DE ATIVIDADES FÍSICAS RECOMENDADAS

  • 50% Hidroginástica
  • 30% Caminhada
  • 10% Alongamento
  • 10% Musculação Esportes Coletivos

Benefícios do Exercício

  • 30% Recuperação mais rápida
  • 20% Benefícios psicológicos
  • 20% Tônus muscular
  • 10% Pressão arterial
  • 10% Relaxamento muscular
  • 10% Abertura da bacia

PARAOLIMPÍADAS E FUTEBOL PARA CEGOS - PROF. (NADO) - Ronaldo Cardoso Batista

PARAOLIMPÍADA E FUTEBOL PARA CEGOS




Ronaldo Cardoso Batista




          A paraolimpíada teve seu início na cidade de Roma, em 1960 logo após a XVI Olimpíada por sugestão de Antonio Maglio diretor do centro de lesionado medulares de Ostia na Itália. Inicialmente os jogos eram chamados de Olimpíadas dos Portadores de Deficiência e reuniram 400 esportistas em cadeira de rodas de 23 países, onde oito esportes foram disputados: Snooker, Arremesso, Lançamento, Basquete em Cadeiras de Rodas, Natação, Tênis de Mesa, Arco e Flecha e Pentatlo.

          Em 1964 os jogos dos Portadores de Deficiência foram realizados em Tóquio, mantendo-se as mesmas provas com o acréscimo da corrida de cadeira de rodas na modalidade 60m rasos masculino e feminino, esta versão dos jogos chamou a atenção da mídia mundial, o que consolidou a divulgação do esporte paraolímpico pelos meios de comunicação.

          Tel Aviv 04 de novembro de 1968 realizou uma competição que durou nove dias, com a quebra de vinte recordes mundiais, um aumento no numero de esportes que passaram a ser nove e uma intensa cobertura da mídia, EUA e Inglaterra e Israel foram os primeiros colocados respectivamente.

          Heidelberg na Alemanha em 1972 foi um marco para o Brasil, por ser a primeira vez que atletas brasileiros participavam de uma olimpíada para deficientes, com pouco apoio para treinamentos infelizmente não conseguimos medalhas, a competição recebeu mais de mil atletas de 44 países, os esportes foram mantidos, com o Golbol e a prova dos 100m rasos destinada aos atletas deficientes visuais, acontecendo pela primeira vez em caráter experimental, Inglaterra ficou com o primeiro lugar, EUA em segundo e África do Sul em terceiro.

          Toronto 1976 no Canadá iniciou a era das transmissões dos jogos ao vivo, as provas foram mantidas em relação à olimpíada anterior, porem as corridas para cadeirantes forma ampliadas, sendo incluídas as de 200m, 400m, 800m, e 1500m, cerca de 1600 atletas de 42 países participaram das disputas.

          Neste ano os brasileiros ganharam suas primeiras medalhas, Robson Sampaio de Almeida e Luís Carlos Curtinho levaram prata na Bocha, colocando o Brasil na 31º colocação no quadro geral de medalhas, e os vencedores foram EUA, Holanda e Israel.

          Em 1980 as Olimpíadas para Portadores de Deficiência aconteceram em Arhem Dinamarca, não sendo mais uma vez realizadas no mesmo lugar das olimpíadas, mesmo assim cerca de 1900 atletas de 42 países participaram com grande êxito deste evento. Pela primeira vez o Voleibol, o Golbol e as competições para paralisados cerebrais foram aceitos e ouve disputa de medalhas, No final deste ano foi fundado o Comitê Paraolímpico internacional - IPC. O Brasil foi representado apenas pela seleção de Basquete e por um Nadador e não subiu ao podium, os vencedores foram Alemanha, EUA, e Canadá.

          Em 1984 em Nova Iorque / Stoke Mandeville o termo paraolimpíada começa a ser utilizado oficialmente e pela primeira vez também a paraolimpíada é realizada em dois países diferentes, foram mais de 13 tipos diferentes de competições com mais de 1700 atletas de 45 países, EUA, Inglaterra e Suécia foram os vencedores respectivamente. Os brasileiros conseguiram seis medalhas, nos colocando entre os 29 melhores países do mundo.

          Os jogos de Stoke Mandeville aconteceram entre os dias 22 julho de 1º de agosto, e apenas atletas cadeirantes participaram, mais de 1100 esportistas de 41 países estiveram presentes, inclusive o Brasil com boa participação garantindo 21 medalhas.

          Nas Paraolimpíada de Seul 1988 Coréia do Sul os jogos voltaram a acontecer na mesma cidade da Olimpíada, sendo os locais de competições também os mesmos. Mais de 3.000 atletas de 61 países competiram em 16 modalidades. O Brasil teve um numero recorde ao conquistar 27 medalhas colocando nosso país em 25º lugar, EUA ficou em primeiro, Alemanha em segundo e Inglaterra em terceiro.

          Esta Paraolimpíada foi um marco par a história do esporte, o aumento da profissionalização dos esportistas, a tecnologia empregada foram as melhores que se tinham na época, e a mídia ampliando para todo o mundo sua cobertura.

          A Paraolimpíada de Barcelona 1992 foi tido como a melhor até sua época por ter fornecido condições de competições antes impensáveis, a cidade foi toda adaptada para cerca de 3.000 atletas de 83 países, 280 recordes mundiais foram quebrados e mais de 450 medalhas foram distribuídas em 15 modalidades com a inclusão do Tênis em Cadeira de Rodas, o Brasil conquistou sete medalhas, ficando em 30º lugar, ficando EUA em primeiro, Alemanha em segundo e Inglaterra em terceiro.

          Atlanta 1996 a melhora foi mantida, novos recordes e atletas com deficiência mental participaram em caráter competitivo, ao total foram mais de 3200 competidores de 103 países competindo em 20 diferentes esportes, sendo três em caráter demonstrativo, o Brasil voltou a ter uma boa participação conquistando 21 medalhas ficando entre os 37 melhores do mundo, os vencedores foram EUA, Austrália e Alemanha respectivamente.

          Os jogos Paraolimpico de Sidney em 2000 foi considerado o segundo maior evento esportivo do mundo, ficando atrás apenas da própria Olimpíada, a organização, a estrutura, o numero recorde de 3800 atletas de 122 países ajudou a compor a mais grandiosa Paraolimpíada do século passado, o dobro dos ingressos foram vendidos em relação à Atlanta 96.

          Os brasileiros conseguiram o feito inédito de chegarem entre os 24 melhores do mundo, Austrália conquistou o primeiro lugar, com Inglaterra em segundo e Espanha em terceiro.

          Na Paraolimpíada de Atenas 2004 pela primeira vez o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos também foi responsável pela organização dos jogos Paraolimpícos. Foram mais de 4.000 atletas disputando 19 modalidades. O governo grego sensibilizou-se com os atletas, não lhes cobrando taxa alguma por participação no evento.

          Quase todos os locais de competição da Olimpíada foram mantidos para a Paraolimpíada, com exceção daqueles os quais as medidas e o piso não eram adequados, Atenas manteve-se tão quão preocupada com a organização da Paraolimpíada quanto estava com a Olimpíada, tudo foi preparado e organizado no seu mínimo detalhe, adaptações foram realizadas para melhorar as condições de competitividade e de lazer para atletas e turistas.

          A Grécia se preparou muito bem para a realização deste evento, um cavalo marinho foi escolhido como mascote e batizado com o nome de Proteas, o mar serviu de inspiração e o símbolo representa os quatro valores inerentes a competição: inspiração, força, garra e celebração.

          A Paraolimpíada foi um marco na história do esporte, outras competições ocorrem paralelamente hoje em dia, como campeonatos de futebol para cegos, uma tradição que vem se firmando com o passar dos tempos, e que demonstra grande competitividade e rivalidade entre os países, que organizam campeonatos, classificado assim seus times para outras competições, como mundiais e Paraolimpíada. O Brasil é uma grande potência no futebol para cegos, e que vem figurando entre os melhores há bastante tempo, recentemente teve inicio no dia 22 de novembro na Argentina o campeonato mundial, no qual o Brasil como atual campeão da Paraolimpíada era o favorito, mas a Argentina atual Campeã Mundial e nossa arque rival venceu por um a zero e levou o titulo, com esta vitória a Argentina se classifica para a disputa dos jogos Paraolímpicos de Pequim, em 2008.

          O futebol para cegos tem as mesmas regras do futsal, com algumas adaptações: dentro da bola existe um guizo, que serve de orientação dos atletas; nas laterais da quadra têm bandas laterais, que limitam o diâmetro da quadra, além de dar continuidade ao jogo; os jogadores jogam vendados; os goleiros têm visão normal e os times utilizam um “chamador” atrás do gol que orienta os atletas para o lado que a bola deve ser chutada.



OBRAS CONSULTADAS



http://esportes.cidadeinternet.com.br/artide.asp?1054~365870 as 09:39 HS.

http://www.cpb.org.br/integra.asp as09:41 HS

http://www.cpb.org.br/noticias/integra.asp=13995 as 09:43 HS

Ética Profissional - Professor - Nado

FACULDADE CENECISTA DE OSÓRIO – FACOS – RS
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PÓS-GRADUAÇÃO

ATIVIDADE FÍSICA NA EDUCAÇÃO E NA SAÚDE
ALUNO: RONALDO CARDOSO BATISTA
DISCIPLINA: ÉTICA PROFISSIONAL



Textos alusivos expostos em sala de aula: “Doping, Ex-Atletas Querem Indenização”; “Águas Mortas”; “Quadrilha”; “Lula de Onde Veio o Dinheiro”.

Relação entre os textos e a cadeira ética profissional para uma melhor apreciação do assunto.


Podemos dizer que os textos relatam a falta de conduta dos governantes, dos governados e das pessoas de um modo em geral. Fala em ética ou na falta dela, mostra a realidade em que vivemos, fatos do momento e do passado.

O que me chamou bastante a atenção foi à busca constante do poder e da riqueza aonde as pessoas travam verdadeiras batalhas para ver quem pode mais ou quem vence mais.

Mostra o comodismo em que as pessoas encontram-se, tanto quem tem mais dinheiro e poder ou quem não tem, fala de morte e mata tudo aquilo em que acreditamos ser verdade, onde tudo é diferente e mesmo assim achamos tudo normal.

A ética é um fator predominante neste contexto, as pessoas fazem o que acham melhor para si sem se preocuparem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. Matam, destroem, constroem, usam de artimanhas desleais para enriquecimento ilícito.

Matam a si mesmo, porque não matariam aos outros, matam os alimentos que comem porque não matariam aos outros, matam a dignidade e o respeito, porque não matariam aos outros, e por fim matam a esperança e os valores, matando assim o entusiasmo e a vontade de todos.

Acredito que muitos dos problemas mundiais ainda têm solução, para tanto precisaríamos de pessoas capazes, dispostas, leais, mas principalmente precisaríamos de pessoas “sérias”.