quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

LAZER, MEIO AMBIENTE E ATIVIDADE FÍSICA ATRAVÉS DO PARADIGMA BIOECOLÓGICO - Prof. (Nado) Ronaldo Cardoso Batista

Lazer, Meio Ambiente e Atividade Física Através do Paradigma Bioecológico

Élida de Oliveira Saraiva


Michele Rosner

Ronaldo Cardoso Batista
 
 
 
Possibilidade de Integração Numa Perspectiva Ecológica, um Novo Rumo ao Lazer
 
 
 
A palavra ecologia tem recebido várias definições, dentre elas podemos classificar três grupos:
 
  • Ecologia como conjunto de ciências que enfatiza a inter-relação dos organismos e seus ambientes;


  • Se refere aos padrões de relações entre organismos e ambientes;

  • Ecológico como ramo da sociologia que estuda as relações comunidade humana e seus ambientes; 

  • Como disciplina cientifica se preocupa com os processos que governam as formas de vida menos desenvolvidas.
 
     Guattari (1990) clama por uma articulação ético-política (ecosofia), ecologia ambiental; social; mental, onde as duas últimas categorias são compreendidas como ecologia humana.
 
Ecologia humana e suas classificações (Eufrásio 1999)
Síntese abrangente de diversos campos de ciências naturais e sociais.


  • Estudo das relações homem e seu meios ambiente;

  • Aplicações de explicações da biologia (fatos sociais);

  • Estudo das distribuições espaciais dos fenômenos humanos;

  • Estudo dos locais;

  • Estudos das relações subsociais entre os homens.

     Ophuls (1977) nos diz que a ecologia é mostrada como uma disciplina que estuda os processos que governam as formas de vida “menos desenvolvidas” em seus ambientes naturais, sem intervenção humana.

Critica a Abordagem Científica

Fragmentação do fenômeno observado, pela ótica vê a natureza sem o ser humano, que é também parte do mundo natural.



Ecologia do Desenvolvimento Humano

  • Denominação usada na psicologia centrada na indissociabilidade das características humanas em constante desenvolvimento e transformações;
  • Ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e por delineamento;
  • Modelo ecológico composto por quatro sistemas.
Microssistema

Estruturado nas atividades, relações interpessoais e os papéis.

Mesossistema

Participação ativa de um sujeito em mais de um microssistema.

Ecossistema

Ambientes em que o sujeito não participa.

Macrossistema

Os sistemas acima seriam os atributos da pessoa.



Lazer, Meio Ambiente e os Espaços Urbanos

  • Preservar as reservas naturais x crescimento demográfico;


  • Dependência do ser humano da utilização dos recursos;

  • Equilíbrio entre meio ambiente x espaço urbano;

  • Políticas públicas orientadas para o equilíbrio sustentável;

  • Valorização dos espaços urbanos (aptos ao invés de casas) divisão de espaços, população carente;

  • Impacto no lazer.

Lazer Atividade Física e Qualidade de Vida

  • Desafios atuais Atividade Física x Qualidade de vida. Responsabilidade dos profissionais de Educação Física;


  • Atividade física caminho para a qualidade de vida, vencimento do sedentarismo;

  • Busca da aliança da prática esportiva a ambientes naturais;

  • Emergência da qualidade e da pessoa num novo contexto pedagógico.

Tipos de Pedagogias

  • Da dor: que vai da dúvida, sacrifício a interrogação até a superação;


  • Do desejo: de encher o vazio, contra o comodismo;

  • Da modéstia: a mais humana, da tolerância da aceitação do outro como um igual;

  • Do Eu Moral: de orientar o desporto, natureza cenário ideal para atividade física.

Conclusão

Propõe prática de atividades físicas que garanta aos praticantes o direito ao lazer, ao mesmo tempo a preservação da natureza sem condenar um a viver sem o outro.


A prática de atividades físicas visando o lazer e a qualidade de vida leva ao conceito de ecologia do desenvolvimento humano, onde o homem interage com a natureza equilibradamente, mesmo que quando necessário reconstruir e recupera-lo.

A qualidade de vida através de atividades físicas não depende do ambiente físico, mas das relações entre os praticantes.


A escolha de parceiros do esporte deve ser recíproca e afetiva, para ser equilibrada o que assegurará uma perspectiva ecológica da trilogia Lazer, Meio Ambiente e Atividade Física.

Considerações

O texto apresenta a realização de atividades físicas para o ser humano no meio ambiente, onde o respeito desta interação deve ser recíproco.


Alerta para o crescimento demográfico que pode interferir nessa relação uma vez que a população vem crescendo vertiginosamente e os espaços físicos são reduzidos.

A população mais carente esta substituindo casas por aptos evitando o comprometimento do meio ambiente.

 Mas, para a busca da qualidade de vida e lazer o que leva a prática da atividade física não há a dependência do espaço mas a busca da interação equilibrando o meio ambiente com o ser humano onde a natureza pode ser preservada pelos praticantes e, ainda, a escolha destes, recíproca e afetiva garantindo a perspectiva de Atividade Física, Lazer e Meio Ambiente



LAZER, MEIO AMBIENTE E ATIVIDADE FÍSICA: uma trilogia interpretada através do paradigma bioecológico Ruy Jornada Krebs
 




















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